quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NA BAHIA ISSO É NORMAL UMA BANANA! – Por Marcos Sorvane

Como se já não bastasse os estereótipos do baiano preguiçoso, do baiano burro e do baiano macumbeiro, nessa semana surgiu mais um quentinho do forno: O da baiana vulgar.

Isso graças a uma professorinha de jardim de infância que disse num programa de televisão em rede nacional e internacional que “na Bahia isso é normal” tentando justificar seu ato libidinoso. Normal pra ela e pra laia dela,que já se acostumou com a idéia da desvalorização da mulher. É claro que a música baiana – estou falando de alguns pagodes – é sócia majoritária desse grande empreendimento no marketing depreciativo feminino, não obstante,mais desavergonhado é quem canta, dança e compra um cd de grupos musicais desse nível. Tudo bem que gosto não se discute, mas não aceito que um qualquer vá pra frente das câmeras e generalize a miséria de seu gosto. Cada um fale por si! Do contrário, o santo acaba pagando pelo pecador. São fatos como esse que fazem as pessoas de fora perderem o respeito pela Bahia. Lembro-me dos alemães que trocaram de roupa em pleno saguão do aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Um deles havia dito que não viu problema algum em ficar pelado na frente de todo mundo, e que como aqui o clima é quente e as pessoas andam quase sem roupa, achou que não teria nenhum efeito. Analisando o que essa “senhorita” fez – que teve uma repercussão nacional e internacional- imagine o que esses alemães vão querer fazer quando estiverem de volta a Salvador?

Para mim, e para a maioria dos baianos de bem e que se respeitam, o que essa “senhora” fez foi um ato de total degradação moral, e desde já, repudiamos tal atitude imoral, ilegal e imprópria.Os baianos já sofrem preconceitos demais pra engolir mais um sapo desses.São coisas como essas que não podem tornar-nos indiferentes porque como diz o ditado: QUEM CALA, CONSENTE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário